O QUE É CONSTELAÇÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL?

O objetivo da Constelação Organizacional é de desenvolver uma visão mais abrangente da abordagem sistêmica fenomenológica no desenvolvimento organizacional,   uma maior consciência e sensibilidade para os assuntos sistêmicos, para os indivíduos que nela atuam, ganhar competências, permite reorganizar atitudes, comportamentos e práticas que auxiliam no desempenho, harmonia e sucesso da empresa, tornando o ambiente mais produtivo, apoiando líderes na própria vida pessoal e profissional, que tem a missão de construir, guiar e desenvolver as organizações. Para uma organização bem-sucedida tudo depende de onde está a Organização e onde quer chegar. O caminho pode variar, mas o resultado que quer atingir é o mesmo, que pode ser resultado financeiro ou outras estratégias determinadas pela Empresa.

É um trabalho dentro da própria Empresa, visando diagnosticar problemas e dinâmicas escondidas no funcionamento das organizações, evidenciando a questão, procura-se a solução mais adequada possível, com a informação e com o diagnóstico encontrado. Isto é feito de uma forma simples e direta, seja reconhecido, para que todos os que trabalham nessa organização, possam continuar no fluxo sem exclusão.

Uma organização existe a partir de várias partes: das pessoas que ali trabalham, da história, do sucesso incluindo todos os departamentos internos e externos, do mercado, dos clientes, dos produtos e serviços, dos fornecedores, dos recursos, do objetivo e de muitos outros elementos. E Organização saudável quer dizer onde os proprietários e os trabalhadores se sentem bem no seu trabalho. Resumindo: Um lugar onde você gostaria de trabalhar.

Falar de percepções e não de sentimentos ajuda a prevenir que as Constelações Organizacionais tragam elementos incontroláveis.

(Guillermo Echegaray)

PARA QUE SERVE A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL?

A partir do trabalho das Constelações Sistêmicas Organizacional é possível reconhecer, concretamente, a dinâmica destes efeitos negativos, isto é, das informações até então “invisíveis” e “subliminares”, que permeiam os relacionamentos entre as pessoas x produtos x situações, ou seja, o que atua por detrás, no contexto deste sistema, que causa aquilo que as pessoas experimentam como sendo o “problema”. Como por exemplos:

– Não estamos progredindo

– Temos problemas internos de comunicação

– Até parece que não podemos dar certo.

– As pessoas entram e saem com muita rapidez.

– Os clientes estão indo embora

– Os produtos não são aceitos, etc

Através das Constelações Organizacionais podemos encontrar a solução para muitos dos problemas ou questões ocultas dentro das organizações. Por exemplo:

– Definição de estratégia da Empresa;

– Promover um diagnóstico sobre a situação da Empresa;

– Desenvolver espirito de Equipe;

– Analisar o processo de decisão em todas as áreas de negócio;

– Lançamento de marcas e produtos

Gerir conflitos de:

– Conflitos interpessoais no geral ou em determinados setores;

– Alta taxa de turnover, rotatividade alta de funcionários na empresa ou em um determinado setor;

– Competições internas desleais, lutas de poder entre integrantes de setores ou empresas externas, dificultando o resultado geral; – Problemas de liderança: empregados descontentes com os líderes ou mudança de líder, e conflitos entre setores;

– Eficiência diminuída: os resultados estão aquém do esperado, tanto financeiros quanto produtivos;

– Perda de clientes; etc.

Problemas complexos, como sejam, a estrutura organizacional, a liderança ou o reconhecimento apropriado e genuíno dos colaboradores, podem ter soluções muito rápidas e simples, quando se utiliza esta metodologia.

As Empresas podem melhorar muito mais com as leis sistêmicas, dentro da organização.

COMO É APLICADA A CONSTELAÇÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL?

A aplicação da Constelação Organizacional dever ser feita por um profissional treinado pelo Método de Constelação Sistêmica Organizacional, que conheça os princípios básicos de trabalho sistémico e o campo de informação da consciência pessoal e coletiva dos sistemas Organizacional. Mas o principal, independentemente da metodologia, é a competência do profissional que aplica e facilita o processo. Deverá ter conhecimentos variados e profundos da sua especialidade, mas conhecer também outras formas de abordagem e integração

Descobrir e revelar conhecimentos profundos em áreas sensíveis das organizações que possa garantir o sucesso da constelação. A Constelação, pode ser em grupo e ou de modo individual. Considerando o que o proprietário ou Diretor responsável pela organização determinará, como prioridade. Inicialmente faz-se um diagnóstico em parceria com o proprietário ou diretor, para depois desta análise realizar a constelação.

A QUEM SE DESTINA ESTA CONSTELAÇÃO

Organizações em Geral, indiferente o número de funcionários, Escolas, Creches, Lojas de Departamentos Consultórios, Escritórios, Clinicas, Hospitais, Igrejas, Grupos e ONG.

HISTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO DA CONSTELAÇÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL?

“Os problemas não resolvidos numa família se refletem nas empresas e na profissão”

“Se a pessoa estiver atenta ao problema, facilmente perde de vista a solução, que é a parte realmente importante “

(Bert Hellinger)

Diferenças entre as Constelações Familiares e Organizacionais

Esta definição de Guillermo Echegaray.

Pertencemos a uma família desde o nascimento, e continuaremos a fazer parte da família mesmo depois da nossa morte. Já, no caso de uma organização, esse pertencimento é temporário, além de ser uma escolha. Ou seja, você pode escolher não fazer parte de uma empresa, mas não pode escolher deixar de ser membro de uma família. Só isso já torna o sistema organizacional muito mais complexo. Entender, portanto, quem pertence ao sistema de uma organização é muito mais difícil. Um funcionário demitido de uma organização deixa um legado e uma história por lá. Esse passado deve ser considerado no sistema. Mas até quando? Só com esse exemplo é possível perceber que há diversas possibilidades de vínculos e pertencimentos que estão presentes nos sistemas organizacionais, mas não nos familiares.

O princípio da ordem é muito mais simples em uma família. Numa organização, a hierarquia pode ter diferentes contextos. O que vem primeiro numa empresa, mais antigo e experiente num posto, ou o mais qualificado e mais especialista numa atividade?

As famílias são sistemas orientados à auto conservação, enquanto que as organizações são sistemas orientados às tarefas e, muitas das vezes, com o objetivo de obtenção de lucro.

Nas dinâmicas de uma constelação, o que mais importa é o que está acontecendo entre os indivíduos desse sistema, bem como é a relação deles entre si, uns com os outros. Tais relações influenciam o comportamento e o sentimento das pessoas no sistema. Infelizmente, esses elementos não são perceptíveis e atuam inconscientemente.

BREVE HISTÓRICO

Em 1995, ocorreu a primeira Constelação Organizacional de que se tem registro. Bert Hellinger foi convidado por consultores para realizar este trabalho em Kufstein, Áustria, de modo a verificar se a ferramenta que tinha se desenvolvido com sucesso para questões familiares, poderia também ser utilizada em questões orientadas à tarefa. Bert Hellinger, muito focado nas Constelações Familiares, convidou seu editor e também amigo Gunthard Weber para desenvolver esse trabalho com Organizações. Gunthard Weber concentrou seus esforços sobre essa tarefa, de modo que muitos se referem a ele como o criador das chamadas Constelações Organizacionais – o olhar sistêmico sobre os relacionamentos, vínculos e ordens do sucesso, hierarquia no interior de empresas, corporações, empreendimentos, organizações. Três anos depois deste fato, foi realizado na Áustria, em 1998, o primeiro Congresso sobre o tema, que estabeleceu suas bases iniciais.

Muitos profissionais desde então, dedicaram-se à tarefa de ampliar as bases, abordagens e teorias quanto as Constelações Organizacionais. Hoje temos diversas variantes como a consultoria sistêmica, o coaching sistêmico, inteligência sistêmica e outras abordagens sistêmicas voltadas para os negócios, gestão, liderança e organizações.

 

FORMAÇÃO INTERNACIONAL DE CONSTELAÇÃO ORGANIZACIONAL

Constelação Estrutural Organizacional Avançado com Guilhermo Echegaray – Espanha – Porto Alegre- RS, Cascavel – PR, São Paulo – SP

Constelação Organizacional – Cecílio Regojo – SP.

Coaching Systemic com Bert Iserd (Alemanha) Porto Alegre – RS

PSC Professional & Self Coaching IBC – Florianópolis -SC

Coaching Systemic com Bert Iserd (Alemanha) Porto Alegre – RS

Coaching Systemic com Bert Iserd (Alemanha) Porto Alegre – RS

Constelação Estrutural Organizacional Avançado com Guilhermo Echegaray