O que é Constelação Gemelar?

Constelação Gemelar é uma constelação intrauterina como base, as Constelações Familiares, ocorre no período entre a concepção até o nascimento, dentro de um campo de observações fenomenológico, de que todos nós, somos “gêmeos sobreviventes”, nascidos sozinhos, trata-se de que todos, passamos por um processo embrionário dentro do útero materno e nascemos sozinho. Todas nossas matrizes relacionais nascem neste período intrauterino.

Gêmeo nascido sozinho ou síndrome do gêmeo solitário. Esta é a frase usada por Alfred R. Austermann & Bettina Austermann, autores do livro com o título: Síndrome de Gêmeos. Eles observaram pela primeira vez o trauma do gêmeo que sobreviveu a morte de seus irmãos e irmãs no útero. Hoje a incidência dos Gêmeos desaparecidos na vida do Gêmeo Sobrevivente é uma certeza.

Pelos estudos de Drª Graziella Concetta Freni, partindo das Constelações Familiares de Bert Hellinger, das noções dos Austermann, ela identificou o Sistema Gemelar como nosso Primeiro Sistema de Pertencimento. Ela observou que um cliente pode através de sua memória corporal distinguir mais de 300 irmãos gêmeos e continuar ligado a eles durante toda a vida, que se trata das células tronco embrionárias, que constroem no ventre materno um sistema próprio e isso é um campo morfogenético autônomo que antecipa o sistema familiar.

Através de seus estudos profissionais junto às Constelações Familiares Sistêmicas, Drª Graziella observou que 97% dos clientes que procuram terapias, são gêmeos nascidos sozinhos. Estes por sua vez desenvolvem um padrão comportamental mais complexo, devido os acontecimentos que ocorrem dentro do útero materno, que são traumáticos e ficam gravados na memória celular do corpo, agindo inconscientemente e de forma repetida, como matriz para todas as experiências futuras. 

Quando nascemos, através dos órgãos sensoriais projetamos essas matrizes, que são experiências profundas, nos comportamentos, nos hábitos, nas sensações e sintomas, achamos que são normais, porque nascemos assim, como por exemplos: ansiedade, angústia, medos, dores e outros sintomas, que nos atrapalham, podemos nos considerar “errados”, “diferentes”, até “bipolar”, as vezes não nós aceitamos, e  por isso não nos levam para a vida, para “frente”.

 

Também no estado inicial de gravidez, pode ser observado os exames de Beta HCG, bem como um aumento dos níveis de Alfafetoproteina (AFP). Pois podem existir várias bolsas amnióticas, elas também influenciam a percepção do gêmeo sobrevivente.

Através da Constelação Gemelar, o cliente integra conscientemente seus gêmeos, considerados “Irmãos Gêmeos Perdidos” que constituem seu sistema, e quando falamos de sistema o “Sistema Gemelar” vem antes do sistema Familiar, ou seja, nosso primeiro lugar de pertencimento foi no útero materno. Assim como é retomado o pertencimento, o lugar e os movimentos interrompidos, o cliente pode tomar a vida de sua Mãe, que na maior parte das vezes é no útero que ocorre este rompimento, na grandeza que lhe cabe. Desta forma o cliente pode tomar a vida, exatamente de onde foi interrompido, e o cliente pode sair da dor para o amor, da sobrevivência para a vida, pode tomar a alegria de viver, pois a alegria nasce no útero materno.

 

No que ajuda a Constelação Gemelar?

A Constelação Gemelar pode ajudar em muitas dificuldades que não conseguimos resolver, indicado para aqueles que a VIDA GIRA EM CÍRCULOS, ou seja a vida não flui. É indicada para várias questões nas áreas de:

Relacionamentos:  Em geral para Pai e Mãe, casais, filhos. Aqueles que não tem posicionamento na vida, não tem o seu lugar, nada e nunca está bem e feliz. A questão de filhinho da mamãe, e ou filhinha do papai que não resolve seus relacionamentos e conflitos de desapego podem estar atrelados ao sistema Gemelar. É de grande resultado para pessoas que não desapegam do luto, mesmo que seu ente querido tenha falecido alguns anos isso ainda gera dor e lágrimas, então esta dor é do sistema gemelar.

Saúde Emocional: Quando há dores específicas durante a vida sem explicação, sentimento de solidão profunda- Vazio Existencial- Ansiedade e fibromialgia.

Partes traumatizadas: Quando nos sentimos, congelados na vida, fugindo de assumir e ou de fazer algo, atacando, culpando todos pela vida difícil. Sente um vazio, ansiedade, pânicos, vergonha, raiva, culpa, depressão, tristeza, dificuldade de se expor em público e de falar, sentimento de rejeição, se sente só, solidão, abandonado por alguém, impotente, controlador, sente inferior a qualquer pessoa. Dependência: Fumos drogas, álcool, jogos, consumo em excesso de qualquer coisa, excesso de treinos, excesso de cursos, excesso de comida. (Veja em depoimentos)

Ilusão: Egocentrismo, Megalomania, fanático, status.

Dissimulação:  fala muito, reclama muito, alegria falsa, artificial na forma de se imprimir.

Outros Medos- Medo de perder, de elevador, de dirigir, de altura, de rodovia e ultrapassagem, de cruzar a rua, de filmes de terror, de perder jogos, da morte, de perder pai e mãe, sente falta de reconhecimento, não se sente bom o suficiente.

Dificuldades diversas, problemas de saúde física podem ser compreendidos, como dores, anorexia, bulimia, fibromialgia crônica, tem dado muitos resultados. (Veja em depoimentos)

Crenças limitantes e financeiras do NÃO MERECIMENTO.

Para todos que continuam com movimento de repetição, acreditando que a vida é cruel, difícil, e vem trazendo inúmeras crenças sobre dificuldades. Para o movimento interrompido em direção à vida. Para aqueles que não encontram solução para o problema difíceis, ou após pouco tempo recaem na mesma dinâmica e padrão de repetições e emaranhamento. Nesse caso, se trata de algo mais profundo, um componente interno, que as impede de tomar a vida.

 

Como é aplicada e quais as ferramentas utilizadas?

O campo do sistema Gemelar, a metodologia da Constelação Gemelar eleva as constelações a um outro nível, a uma profundidade, nunca imaginada antes.

Durante o desenvolver do atendimento, o facilitador formado em Constelação Gemelar Nível III, pode utilizar das ferramentas como desenhos, bastões, bonequinhos, almofadas e também o   trabalho é utilizado véus, ou pessoas, que possibilitam o cliente a experiênciar, sentir, sua memória corporal, revivendo as percepções no útero, as emoções, os traumas, sentimentos, com seus irmãos gêmeos, e integrar a este sistema Gemelar completamente e plenamente, pois ali você encontra a alegria da vida, a plenitude.

A constelação Gemelar em seu método de aplicação é patenteada pelo Gemellonatosolo.com – Costellazioni-e-sistema-gemellare-metodo-freni®

Bloquinhos
Véu
Almofada x Pessoas

Como ocorre a formação e o processo Gemelar

Entendendo a Formação do período embrionário

A fecundação humana é um processo complexo que acontece de forma rápida e sucessiva.

A embriologia humana trata do processo de fertilização que ocorre quando os gametas masculinos e femininos se encontram e o espermatozoide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haploides fundem-se em uma coisa só para formar um novo ser vivo, o ovo ou zigoto.

Na 1ª semana: É o momento no qual ocorre a clivagem, um processo em que há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é divido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros e assim por diante. A clivagem normalmente ocorre quando o zigoto atravessa a tuba uterina rumo ao útero. Essa divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização e resulta na formação de uma esfera compacta de células conhecida como mórula, um fenômeno também chamado de compactação, que penetra no útero para dar continuidade à gestação.

Já na 2ª semana acontece a implantação do blastocisto. No sexto dia da fecundação, o blastocisto se fixa no endométrio do útero para iniciar a fase de implantação. A implantação acontece geralmente na parede posterior do corpo do útero, no espaço entre a abertura de glândulas do endométrio.

Na 3ª semana é o início do período embrionário que termina no final da 8ª semana de gestação, onde ocorre o rápido desenvolvimento do embrião humano a partir do disco embrionário e neurulação (formação da placa neural) 

E na 4ª a 8ª semana, são as 5 semanas que constituem a maior parte do período embrionário, nas quais ocorrem a formação dos principais órgãos e sistemas do corpo humano, como encéfalo, coração, fígado, membros, ouvidos, nariz e olhos. Este é um período crítico devido à possibilidade de distúrbios que podem originar malformações congênitas no embrião humano.

Então, tudo o que ocorre na gestação, e ao redor fica gravado no nosso corpo desde o início da fecundação, no útero, ganhamos uma percepção corporal de somos grandes, médios e ou pequenos, se ficamos olhando para dentro do útero, ou para outros movimentos e bolsas fora, para a claridade ou ficamos no escuro.  Toda esta percepção está gravada em nosso corpo. Também podemos sentir outros movimentos, ou se estamos com espaço ou ficar apertado, se o cordão umbilical fica envolto no pescoço, no corpo e ou solto.

Ao constelarmos a fase dentro do útero materno trazemos à consciência, destes sintomas O que nosso corpo guarda de memórias e como estas memórias reagem diante da nossa vida.

Texto Graziella Concetta Freni - Site: Gemello Nato Sollo

De acordo com os achados ultrassonográficos possibilitados por equipamentos disponíveis por um tempo relativamente curto, as concepções de gêmeos são muito maiores do que os partos em que nascem mais de um recém-nascido. Em outras palavras, muitas vezes acontece que em gestações que começam como gêmeos alguns embriões desaparecem sem nunca ver a luz. Muitas condições de desconforto, tanto físicas quanto psíquicas, decorrem de estados emocionais ligados à perda de irmãos e irmãs em estágio mais ou menos avançado da gestação. Nesses casos, as raízes do desconforto podem ser reveladas no curso de uma constelação. Nesses casos é necessário “reconhecer o que é”, pois isso pode representar o início de um processo de cura. Quanto mais as experiências são dolorosas, mais profundamente elas ficam gravadas na memória celular. No caso do gêmeo sobrevivente, o trauma causado pelo desaparecimento dos irmãos ocorreu em uma fase em que ainda não havia se formado a parte do cérebro da qual depende a capacidade de vincular as percepções físicas às imagens do que as causou. Nesse sentido, pode-se dizer que o gêmeo sobrevivente carrega uma ferida dentro de si, mas não sabe o que a causou porque não tem a imagem dela. O sistema gêmeo recebe a sua impressão no tronco cerebral, a parte evolutivamente mais antiga do cérebro, nos primeiros 40 dias de gestação: nesta fase são descodificados os automatismos relativos aos comportamentos e reações de sobrevivência. O gêmeo sobrevivente é carregado por um condicionamento inconsciente que tem raízes em sua experiência intrauterina e o leva a buscar incessantemente no mundo exterior substitutos para os irmãos e irmãs que o acompanharam por um tempo tão breve quanto impactante e significativo: ele continua na verdade estar cercado, na vida cotidiana, por seus gêmeos desaparecidos, por meio da rede de Substitutos Gêmeos. Em termos práticos isto significa que nos vínculos com os pais, com os demais membros da família de origem e com as diversas pessoas que conheceu no âmbito familiar, social e laboral, o gémeo sobrevivente repete sem se aperceber a tela na época vivida no útero com um certo irmão ou com uma certa irmã. Devido ao forte vínculo de pertença ao campo morfogenético do sistema gémeo em que se insere, o gémeo sobrevivente está indissociavelmente ligado ao destino dos seus irmãos gémeos desaparecidos e, por conseguinte, ao destino das pessoas com quem, na vida exterior, , eles são confundidos e substituídos . Nesse sentido, a observação fenomenológica realizada em inúmeras sessões de constelações familiares indica que somente um Gêmeo Nascido Sozinho pode ser enredado e, portanto, levado a assumir o destino de outro: a fidelidade total aos irmãos assume a forma de fidelidade aos seus substitutos,  por sua vez sobrecarregados por encargos familiares, inclusive intergeracionais.

Esta imagem é uma manifestação inconsciente dos gêmeos não nascidos.

O gêmeo traumatizado, que sobreviveu desenvolve padrões comportamentais, que foram causados pelos acontecimentos intrauterinas

História e Fundamentação - Graziella Concetta Freni –Método Freni ®GEMELLO NASCIDO SOLLO

Pós-graduado Consteladora Familiar Criador do caminho das Constelações e do Sistema Gêmeo – Método Freni ® e das Constelações de Véus e Madeiras – Método Freni ®

Nascida e criada na Alemanha, Graziella mora hoje em uma pequena cidade da Sicília. Chegou a estudar medicina em Milão mas acabou formando em Línguas e Literatura Estrangeira em Messina. Trabalhou como tradutora juramentada em tribunais e 1999, após um grave acidente de seu filho mais velho, conheceu as Constelações Familiares.

Em 2001 conheceu Bert Hellinger e em 2004 Sophie Hellinger, passou estudar com eles a partir de 2008 e a partir de 2009 também passou a traduzir Bert, Sophie e outros professores da Hellinger Schule durante acampamentos internacionais, seminários e treinamentos. Traduziu ainda 2 livros de “Aid to Life”de 2011 e “Bert Hellinger, My Life, My Works”de 2019 ambos para o italiano.

Em 2009, após estudos, compreendeu ser um “gêmeo sobrevivente” e começou a conduzir seus primeiros seminários na Sicília centrados no tópico. Em 2012 se formou Conselheira Profissional, especialista em Constelações Familiares com o Método Bert Hellinger® onde apresentou a tese sobre Gêmeos Desaparecidos.

Em 2015 registrou Método Freni ®- Sistema Gemellar e em 2016 publicou o livro “Constelações e Sistema Gemellar – Método Freni®” ainda não traduzido para português.

A partir de 2018 começou a lecionar o método que desenvolveu através da Associação centro de Estudos Ad Vitam Geminos e atualmente está com turmas de formação na Itália e, desde julho de 2020, também no Brasil.

Formação em Constelação Gemelar

Agradecimentos:

Agradecemos a Geraldo Martelli por ter apresentado o Sistema Gemelar no Brasil. E a Dra. Graziella Concetta Freni por todos os ensinamentos, incansáveis aulas e treinamentos práticos.

Formação Nível I – Constelação Gemelar – São Paulo 2020
Formação Nível II Constelação Gemelar –2022- Sicília - Itália
Formação Nível III – Constelação Gemelar - 2023 -São Paulo – Brasil

Como reconhecemos que o tema central de algumas dificuldades em nossas vidas, está ligado à temática Gemelar?

Dentro do útero cada vez que algo ocorre pela primeira vez se forma uma matriz, chamado de automatismo, e o resto são apenas reações a esses acontecimentos. Dentro do útero foi pela primeira vez que sentimos: alegria, amor, mas também, a primeira vez que sentimos: ansiedade, pânico, depressão, medos, raiva, tristeza dentre outras emoções. Todas as primeiras vezes, as matrizes destas e outras sensações ocorrem junto a esses irmãos gêmeos dentro do útero. E aqui fora do útero se trata apenas de repetições.

Vejamos agora quais são os sintomas mais comuns que foram registrados através dos meus atendimentos:

Ansiedade – Depressão – Angustia

Sentimento de solidão profunda- Vazio Existencial

Sentir-se Perdido, sem Rumo,

Sentimento de abandonado e rejeitado,

Medo de Perder pai e mãe,

Insatisfação com a vida, não encontra seu lugar.

Falta de pertencimento, e de se manter num local.

Sentir dores Fibromialgia, dores no corpo sem diagnósticos

Presença de vultos, amigos imaginários, compras compulsão.

Medo do escuro, de altura, de dirigir, de se perder

Vícios – bebida, drogas e jogos

Crianças que não comem, não falam, TDAH, ansiedade.

Não basta saber que você é um gêmeo nascido sozinho e incluir seu irmão, a raiz está em todo o Sistema Gemelar.

 

“Sempre que não estou no meu lugar, estou sempre procurando uma saída para algo”.

 

“Tudo que acontece no útero materno tem consequências físicas, o corpo paga a consequência desta desordem “.

 

“No momento que eu posso dizer sim, como eu sou, eu não quero mais que o outro mude”.

Como ajudar o gêmeo sobrevivente?

Sou pioneira no Brasil com outros profissionais especializados no método de Freni de Graziella Concetta Freni. Eu me especializei neste método em 2020 até 2023. Fiz Formação de Docente, professora e especialista. Eu posso te ajudar. Espero você!