CONSTELAÇÃO FAMILIAR O QUE É?

É uma abordagem terapêutica desenvolvida por Bert Hellinger, atua e influencia o nosso sistema familiar em todas as áreas da nossa vida. Relacionamentos, filhos, casais, família, irmãos, trabalho, Empresa, negócios, sociedade, saúde, financeiro, jurídico…. Tudo e todos estamos envolvidos pelas Ordens de Amor que nos foi apresentado: Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio.

Quando entendemos que todos nós pertencemos a um grupo, a um sistema, a uma família, e todos fazem parte sem exceção, podemos entender que existe uma consciência coletiva, que ressoa e atua em todos os membros do grupo.

Esta consciência atua com uma força maior, para organizar, buscar, reorganizar, sistemas e famílias, equilibrando, curando as dores e as repetições sistêmicas de forma saudável a quem a buscar como ferramenta de autoajuda, para si e para sua família.

Os Trabalhos de Bert Hellinger, que faleceu em 2019, nos deixaram um grande aprendizado: A busca pelo equilíbrio de acontecimentos e situações difíceis e que se repetem em nosso sistema atualmente, ele pode observar que repetimos fatos, histórias, acontecimentos difíceis, pela chamada lealdade sistêmica, ou seja repetições das histórias que causaram sentimentos profundos no sistema familiar no passado.  A Constelação Familiar busca soluções, adentrando no sistema, buscando as causas raízes destas repetições, fatos e situações difíceis, deixando seus descendentes livres de repetições e conflitos, desde que seus descendentes encontrem o mais profundo respeito e aceitação, assim como foi, sem dor, sem julgar, sem compaixão incluindo tudo e todos no amor maior.

Bert Hellinger, o criador das constelações familiares, percebeu durante seus estudos que existem 3 leis naturais na vida. Também conhecidas como Leis do Amor, que regem as relações humanas. Somos todos regidos por estas leis, mesmo que você não tenha conhecimento sobre elas. São elas:

Pertencimento – Onde todo tem direito de pertencer. 

Hierarquia – Onde todo tem o seu lugar.                                

Equilíbrio – Onde o Dar e o Tomar são equilíbrio essências para a vida.

Constelação Familiar tem um objetivo fundamental de trazer a paz, a estrutura, a vida a pessoa e as famílias, visa olhar, o que está por traz das situações. Tem o poder de melhorar os relacionamentos, trazendo a luz e soluções aos problemas e conflitos sistêmicos. 

CONSTELAÇÃO FAMILIAR O QUE ELA RESOLVE?

A constelação familiar é uma prática terapêutica que busca resolver conflitos familiares de origem sistêmica que atravessam gerações, para encontrar a raiz das emoções que ainda está nos influenciando.  E que na maioria das vezes, não são percebidos facilmente. Proporciona alívio emocional, pois, através da técnica, o indivíduo poderá dar o primeiro passo para resolver os problemas identificados.  Por amor aos nossos antepassados, pai, avós, bisavós e familiares, e também a fatos que geraram desarmonia entre sistemas, como acidentes, assassinatos, traições, vínculos anteriores ficamos alheios a acontecimentos, de nossos ancestrais.

 A constelação familiar, é uma terapia mais breve, em poucas sessões, as vezes em uma única sessão, pode chegar a raiz do problema, liberando emoções presas, que causam dores, sofrimento, doenças, infortúnios.

A constelação familiar é utilizada para ajudar em:

– Relacionamentos de casais, mães e filhos, irmãos, situações de desiquilíbrio familiar de qualquer natureza e situação. 

– Saúde:  Depressão, pânico, Esquizofrenia, angustia, medos, vícios, câncer, e outras doenças genéticas causada pelo emocional

– Pode ser usada para conflitos profissionais, financeiros, jurídicos, heranças.

Resgate sua vida, como você merece, venha fazer uma Constelação Familiar.

HISTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO DAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Quando falamos de Constelação Familiar, o principal pensador que vem à mente é Bert Hellinger. Com razão: seu estudo e contínuo interesse tem movido o conhecimento desse campo há mais de 40 anos.

Quando vivo em seminários ao redor do mundo, Bert Hellinger, falava que ele era movido por sua curiosidade naquilo que conhecemos como Constelação Familiar. Ele também direciona seu conhecimento através dos movimentos que se apresentam neste campo que trata de relacionamentos sistêmicos e suas influências.

Nunca seu direcionamento foi em estruturar uma linha de pensamento ou escola. Ainda assim, a Constelação Sistêmica tem se tornado uma forte linha filosófica e Terapeuta Linha esta que tem trazidos valiosos insights sobre os relacionamentos humanos e familiares.

Ainda assim, muitos outros vieram antes e seus respectivos estudos alguns no campo já chamado de Constelação Familiar contribuíram para o trabalho que hoje conhecemos através de Bert Hellinger.

O ponto de partida de Hellinger

Essas foram algumas das referências trazidas por Bert Hellinger no começo do seu trabalho com as Constelações Familiares. Inclusive, entre elas, pessoas que já trabalhavam numa linha de Constelação Familiar.

Erick Berne: Análise Transacional.

Arthur Janov – Grito Primal

Jakob Moreno: Psicodrama

Vergini Satir=  Esculturas Familiares

Friedrich Hegel e Immanuel Kant – Fenomenologia:

Outras influências: Ruth McClendon e Les Kadis,  Thea Schönfelder, Milton Erickson, Boszormenyi-Nagy:

Quero participar, quero constelar!

As constelações Familiares trazem efeitos imediatos e durante os primeiros 20 dias elas se processa no corpo. Clique aqui, e entre em contato.

A terapia é individual, pode ser feita on-line ou presencial em Jaraguá do Sul, Blumenau ou Balneário Camboriú – SC

Duração: Aproximadamente 2 horas

É um trabalho profundo e de grande força. Os efeitos podem ser imediatos e podendo trazer insights durante um longo tempo.